ICBC da China lança fundo de inovação tecnológica de US$ 11 bilhões

Investimento visa impulsionar manufatura avançada e semicondutores Trecho: O fundo será direcionado a áreas de “hard tech”, reforçando a integração de pesquisa e aplicação industrial.

12 de jun. de 2025

PEQUIM, 12 de março (Reuters) - Banco Industrial e Comercial da China (601398.SS), abre uma nova aba, o maior credor comercial do mundo em ativos, anunciou na quarta-feira o lançamento de um fundo de tecnologia e inovação de 80 bilhões de yuans (US$ 11,04 bilhões) para apoiar a economia privada.

O novo fundo visa apoiar "tecnologia pesada" por meio de investimentos de capital, referindo-se a áreas como semicondutores e manufatura avançada, em vez de tecnologia "leve", como serviços de internet, de acordo com um comunicado divulgado pelo banco estatal.

O ICBC implementará completamente as diretrizes da liderança central, transformando políticas benéficas em ações concretas de apoio às empresas privadas, disse Liao Lin, presidente do credor, em uma reunião na quarta-feira, de acordo com o comunicado.

O fundo também está posicionado como "capital paciente" em relação à corrida por lucro rápido, afirmou.

A medida ocorre depois que a China apresentou na semana passada suas principais prioridades políticas para 2025 em uma reunião parlamentar anual , incluindo como planeja estimular o consumo e alcançar avanços tecnológicos em meio às tensões geopolíticas entre a China e os EUA.

Na semana passada, o planejador estatal da China disse que o país criará um fundo apoiado pelo governo que mobilizará 1 trilhão de yuans de capital social para apoiar startups de tecnologia.

More Articles